domingo, 21 de abril de 2013

Lamborghini countach



O Lamborghini Countach foi um superesportivo produzido pela Lamborghini na Itália. O primeiro protótipo surgiu em 1971, e a produção durou até 1990. Não foi o primeiro carro de linhas angulosas e formato de cunha, mas certamente foi um dos que ajudaram a popularizar o conceito, presente em muitos outros supercarros desde então. Também popularizou a idéia de se "empurrar" o habitáculo dos passageiros para frente, a fim de acomodar um motor maior.

Naquela época, batizar os modelos da marca com o nome de touros consagrados, já era tradição da marca e o Countach não foge à regra.O Countach foi o último carro com propriedade de Ferruccio Lamborghini

Em 2004 o carro foi listado como o número três na lista Top Sports Cars of the 1970s da revista Sports Car International, e décimo na lista Top Sports Cars of the 1980s.


Índice
1 Estilo e desenho
2 Motor
3 Modelos
3.1 Countatch 25º Aniversário
3.2 Prototype LP500
3.3 Production LP400
3.4 LP400S
3.5 LP500S
3.6 5000QV
3.7 25th Anniversary Countach
3.8 Walter Wolf Countach
4 Produção
5 Aparições em outras mídias
6 Ligações externas

Estilo e desenho

O Countach foi prjetado por Marcello Gandini, do estúdio Bertone, o mesmo estúdio que desenhou o Lamborghini Miura. O corpo do Countach era largo e baixo, mas não muito longo. O desenho era caracterizado pelo perfil angular da carroceria e pelas linhas retas que acentuavan-se em agulosamente, as formas que predominvam na carroceria eram trapezoidais. As portas, que abriam para cima e à frente tornaram-se marcas registradas da marca e foram usadas em modelos posteriores. O desenho era bastante futurista e até hoje não é visto da mesma forma como os demais esportivos daquela época, sendo considerado um carro muito bonito.
Motor

As rodas traseiras eram tracionadadas pelo tradicional motor [[Lamborghini V10 ]] montado na longitudinal e centralmente. Para a distribuição melhor do peso, o motor é realmente invertido, onde o eixo de saída está na parte dianteira, e a caixa de engrenagens é na frente do motor, e o eixo cardã trasmite a potência para o diferencial traseiro. Embora de planejado originalmente como um motor de 5 litros (5.000cc), os primeiros carros da produção usavam o motor de 4 litros do Lamborghini Miura. Avanços posteriores aumentaram o deslocamento para 5 litros e 5.2 litros no modelo ("Quattrovalvole") com quatro válvulas por cilindro. Os Lamborghini Countach eram equipados com seis carburadores Weber até a chegada do modelo 5000QV, numa versão para o mercado norte-americana, que usava a central Bosch K-Jetronic de injeção do combustível. O modelo europeu, entretanto, continuou usando os carburadores até a chegada do Lamborghini Diablo, que substituiu o Countach.

Modelos


Countatch 25º Aniversário


Nomeado para homenagear aniversário da empresa 25,em 1988,o Countach 25th Anniversary era mecanicamente muito semelhante ao 5000QV mas ostentava um estilo mudou muito. As traseiras "caixas de ar" foram reestilizado e ampliada, enquanto as aberturas atrás deles foram alterados para que eles correram de frente para trás, em vez de lado a lado. Além disso, uma entrada de ar novo e contornando lado, ambos com entrada de ar, foram ajustados, e as luzes traseiras foram restyled a ser mais estreita, com o corpo de cor painéis substituindo as partes superior e inferior das luzes traseiras anteriores grandes. As mudanças de estilo eram impopulares com muitos, particularmente desde a ingestão teve tábuas em que eles apareceram para imitar os da Ferrari Testarossa , mas eles melhoraram de arrefecimento do motor, um problema o Countach sempre tinha lutado com. Ele também contou com 345/35R15 pneus; os pneus mais largos disponíveis em um carro de produção no momento. O aniversário foi produzido até 1990, quando foi substituído pelo Lamborghini Diablo .

Prototype LP500


Um único protótipo foi construído, o LP500 (o número 500 refere-se ao deslocamento do motor que que se pretendia usar). O amarelo brilhante pintado do sunflower, inicialmente era um carro-conceito que foi exibido no Salão de Genebra em 1971. Os pequenos dutos de entrada da ar nos para-lamas traseiros do carro provaram ser irnsuficientes refrigerar o motor, e do "as colheres grandes da caixa ar" foram adicionadas nessa posição. Duto de NACA s grande foi adicionado nos lados dá o ar adicional. O carro experimental foi construído também do favo de mel de alumínio que sheeting entre outras coisas, que foi deixado cair para a produção.

O carro já não sobrevive; foi sacrificado em um teste do ruído elétrico para ganhar o tipo europeu - aprovaçã0, mesmo que seu método da construção fosse veículos totalmente desiguais da produção.
Production LP400

LP400 front-side

Não do já do carro de O sobrevive; o teste do em um do sacrificado do foi faz o europeu ganhar do tipo de parágrafos o do elétrico do ruído - aprovaçã0, produção do da dos desiguais do totalmente dos veículos do fosse do construção do da do método do seu do que do mesmo. --> Muitas pessoa como os olhares ddestes modelo original sobretudo os variants de Countach, e certamente ele limpos, frescos é simples, com linhas lisas e poucas decorações. Mesmo os emblemas no "lamborghini simplesmente lido" da parte traseira e em "Countach", com nenhuma deslocamento do motor ou desordem do arranjo da válvula como é encontrado em uns carros mais modernos.

LP400S

Depois de dois anos e 157 carros, Lamborghini Countach actualiza o seu seminal para dentro e para fora. O novo modelo estreou no Salão Automóvel de Genebra 1978 e foi produzido por quatro anos para um total de cerca de 240 carros. A mudança mais drástica foi a introdução de pneus Pirelli P7, os pneus mais largos disponíveis no mercado no momento. Isso tornou necessário adicionar chamas de defesa enormes e um pára-choque dianteiro combinando com um spoiler dianteiro mais agressivo.

Sob a pele, muito da suspensão foi substituído para as rodas maiores. Lamborghini substituiu o layout wishbone de idade com um sistema paralelo ligado para acomodar novos ATE Freios a disco e lança rodas de magnésio de Campagnolo.

Durante esta transição, o carro perdeu o telhado Periscopa e muitos consideram atualmente que perdeu muito do charme do desenho original. LP400S Muitos foram enviados de volta para a fábrica para ser reequipada com jantes menores, velhos freios Girling eo olhar limpo do primeiro projeto.

Quer ou não as rodas grandes contribuíram para o Countach é motivo de debate. O maior piso pouco fez para ajudar a dirigibilidade do carro, deixando o LP400 padrão para ser um carro muito mais ágil. Muitas pessoas simplesmente preferem o Countach originalmente concebido por Marcello Gandini da Bertone.

Joe Sackey do lamborghiniregistry.com identificou três séries distintas de produção LP400S. Ele diz que os primeiros 50 ou mais carros retido algumas características do original LP400, tais como "o volante original LP400. Pequenos calibres Stewart Warner, carburadores 45mm e uma suspensão rebaixada". A próxima série veio em algum momento de 1979, e perdeu todos os LP400 bits e um rodas de magnésio ligeiramente redesenhados. A série final tinha um espaço interior mais alto e levantado configurações de suspensão.



5000QV

Em 1985 o motor foi novamente melhorado, suavizado e levado a 5.2 litros, recebendo 4 válvulas por cilindro ('quattrovalvole" em italiano). Os carburadores foram então deslocados do lado para o topo do motor para melhorar a aspiração de ar - infortunadamente isto criou uma saliência no compartimento do motor que reduziu a já pouca visibilidade traseira, para quase nada. Algumas peças da carroceria foram substituídas por Kevlar. Em versões posteriores, os carburadores foram substituídos por injeção de combustível. Pela primeira vez, um modelo atendendo as especificações USA. foi produzido, com mudanças do design de modo a permitir aos parachoques atender às determinações federais USA (grandes e volumosos, o que para muita gente arruinou as linhas elegantes do veículo). Ainda que esta fosse a alteração mais visível exteriormente, a mudança mais proeminente sob o capô foi o uso do sistema K-Jetronic da Bosch, que, utilizando injeção de combustível veio substituir os seis carburadores Weber usados no modelo europeu.

No mesmo ano, o motor foi melhorado outra vez, furado e afagado a 5.2 litros e dado quatro válvulas por o cilindro ( do quattrovalvole do no italiano). Carburador o s foi movido dos lados para o alto do motor para respirar melhor - infelizmente este criou um hump na plataforma do motor, reduzindo a visibilidade traseira já pobre a quase nada. Alguns painéis do corpo foram substituídos também por Kevlar. Em umas versões mais atrasadas do motor, os carburadores foram substituídos com o fuel-injection.

Para a primeira vez, um modelo da especificação dos E.U. foi produzido pela fábrica, com denominar mudanças para permitir que os amortecedores encontrem-se com os amortecedores federais dos padrões dos E.U. (grandes, volumosos foram usados que, a muitos povos, arruinaram as linhas lisas do carro). Embora esta mudança fosse a mais notável no exterior, a mudança a mais proeminente sob a capa era o uso Bosch da injeção do combustível de K-Jetronic, melhor que os seis carburadores de Weber usados nas Euro-especs. modelam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário